Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sábado, 14 de agosto de 2010

A ÁRVORE E SEUS FRUTOS


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Co 2.17)


Certa noite, Nicodemos, surpreso, ouve do Senhor a seguinte observação: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo 3.3). Nascer novamente no Reino de Deus implica nascer da água (a Palavra) e do Espírito. Assim como um recém-nascido está sempre junto à mãe para receber o leite materno, alimentar-se e crescer de forma saudável, igualmente devemos estar no Senhor para que o mesmo suceda conosco.

Atualmente, muitos se encontram em templos e até fazem parte de algum ministério em suas congregações, trabalham ativamente, mas, infelizmente, ainda não nasceram de novo. Estar em Cristo significa muito mais do que ser membro de uma comunidade (ou não). Mas, o que significa estar em Cristo? A Escritura é clara quanto a isso.

ESTAR EM CRISTO É ESTAR LIGADO À VIDEIRA

Em João 15, o Senhor nos ensina ser Ele a Videira e nós, Seus ramos (v.5). O objetivo de um ramo estar ligado a uma árvore é um só: dar frutos. E para que dê ainda mais frutos, é necessário que seja podado (v.2). Fico imaginando se uma árvore sente dor ao ser podada. Porém, para frutificarmos, toda sujeira presente em nós tem que sair, e esse processo é extremamente doloroso – como é difícil abrir mão de tudo o que nos afasta do Senhor. E só há Um que pode limpá-la, pois o bem que eu quero fazer não o faço (Rm 7.19). Graças a Deus por Jesus Cristo, meu Senhor (I Co 15.57).

NÃO BASTA ESTAR SOMENTE LIGADO À VIDEIRA; É PRECISO NELA PERMANECER

Jesus nos adverte que não basta estar nEle; é necessário que permaneçamos na Videira, pois o que ali não permanece é cortado e lançado fora para que seja queimado - sem Ele não podemos fazer nada. Estar sem Ele é estar só, e para permanecermos nEle precisamos morrer para nós mesmos e para as nossas vontades (Jo 12.24). Quantas vontades em mim precisam ser mortas para que eu venha a frutificar cada vez mais! Quão doloroso é perceber que de mim mesmo só é produzido o que não presta (Gl 5.19-21)!

SE NELE PERMANECERMOS, DAREMOS MUITOS FRUTOS

Deus é glorificado quando muito fruto é produzido em nós, e é somente desta forma que somos de fato considerados discípulos do Senhor (Jo 15.8). E qual é a razão de as pessoas procurarem frutos nas árvores? Porque necessitam de alimento, e uma das formas de serem alimentadas espiritualmente é através das nossas vidas. Se em nós frutos bons são produzidos, suas sementes servirão para formar boas árvores. Por outro lado, sementes de maus frutos também produzirão árvores más (Mt 7.17). Muitos têm buscado dons, mas o Senhor nos adverte a buscarmos Seu fruto. E que fruto Ele deseja que seja produzido em nós? Obviamente, amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22-23), pois contra estas coisas não há lei; e se não mais há a lei para me condenar, então sou livre no meu Senhor – se eu nEle de fato PERMANECER para que em mim seja produzido muito fruto...

O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará. (II Cr 15.2 – NVI).


Nele, que é a verdadeira Árvore da Vida.

Marcelo de Andrade

14/08/2010

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi e aoaguei pois tinha um erro rs...mais eu disse que esta muito bom esse post...é de sua autoria né...?
    (II Cr 15.2 – NVI).forte esse versiculo, eu não conhecia

    ResponderExcluir
  3. Este blog tem muitas opçpoes interessantes, criei tres paginas como num site, e na pagina inicial da pra por mil coisas, depois da uma olhada...fiz uma enquete tbm, vota lá...
    coloquei seu link na minha pagina inicial assim saberei sempre que vc postar algo novo...rs
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi mano,

    Parabéns pelo blog.
    Estou seguindo.

    Abraços,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir